[ x ] Fechar

Arquiteto português cria design inovador para condicionadores de ar

  • 07 de março de 2013
  • Nenhum Comentário

Arquiteto português cria design inovador para aparelhos Olhe para o objeto localizado na parede. Você consegue imaginar o que ele é?  Sim, é um ar-condicionado! Trata-se de um produto criado em Portugal pela empresa Evac em parceria com o arquiteto Álvaro Siza, o profissional português mais premiado no setor. Com este design notável, este aparelho serve como decoração para qualquer espaço, podendo ser instalado em museus, hospitais, escolas, edificações públicas e até residências.

Ar condicionado projetado por Álvaro SizaElegância e eficiência
De maneira geral, as unidades internas dos condicionadores de ar possuem um design bastante simples e similares, sendo apresentadas na cor gelo e retangulares. Esta característica compromete de certa forma a decoração de interiores. Isso se torna um desafio para os projetistas, que acabam camuflando os aparelhos. E foi esta necessidade que levou a empresa portuguesa a formar uma parceria no final do ano passado com Siza.

E foi pensando em criar um desenho mais elegante com uma tecnologia voltada para o melhor desempenho do sistema de climatização que surgiu o produto. Este fan coil vertical de parede, que possui três velocidades e que conta com a função “auto”, que ajusta a velocidade do aparelho conforme a necessidade do ambiente. Ainda não há maiores detalhes sobre as potências disponíveis, mas o aparelho será vendido na Europa entre 200 e 300 Euros, respectivamente R$ 640 e R$ 770. Ainda não há previsão de venda no Brasil, mas para quem deseja adquirí-lo basta acessar o site: www.evac.pt.

Alvaro-siza-vieiraSobre o arquiteto
Considerado um dos mais importantes arquitetos contemporâneos, Álvaro Siza formou-se na Universidade de Porto em 1955, sendo que um ano antes já atuava no setor. Como professor, trabalhou em faculdades como Harvard, University of Pennsylvania entre outras. Aqui no Brasil, ele é famoso por projetar a Fundação Iberê Camargo, localizado em Porto Alegre (RS), enquanto suas outras obras encontram-se em sua cidade natal, Matosinhos. Entre os prêmios que recebeu estão o Leão de Ouro da Bienal de Arquitetura de Veneza e o RIBA Gold Medal, dois dos mais prestigiosos prêmios da área.

Texto criado exclusivamente pelo setor de jornalismo do Portal WebArCondicionado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *