[ x ] Fechar

Arena Corinthians terá gramado climatizado

  • 04 de outubro de 2013
  • Nenhum Comentário

Faltando menos de um ano para a Copa do Mundo no Brasil, os trabalhos seguem nos estádios que sediarão os jogos. As novas arenas marcarão um novo momento do futebol brasileiro, trazendo equipamentos e sistemas de última geração. Um deles é o resfriamento de gramado, que ocorrerá na Arena Corinthians.

O Projeto é único não só no Brasil, mas em todo o mundo e está sendo implementado pela World Sports, empresa responsável pela manutenção e construção de diversos gramados esportivos no país, como o da Vila Belmiro, Pacaembu, Arena do Grêmio, Beira-Rio, entre outros. “Como será plantada grama de inverno, na época de forte calor poderia ter problemas. Com o resfriamento, manteremos a temperatura da grama sempre dentro dos padrões que precisamos para um gramado em perfeitas condições, independentemente do clima”, ressaltou Roberto Gomide, presidente da World Sports.

Como vai funcionar
Um sistema de bombeamento de água gelada por tubos colocados estrategicamente em todo o campo controlará a temperatura e dará o resultado planejado. O gramado ainda tem refrigeração nas raízes, sensores para grama, solo e de luminosidade, sistema que oxigena o gramado e drenagem a vácuo. A Arena Corinthians terá grama do tipo P.H.D. Ryegrass Perenne e aliado a todo o processo sempre terá um crescimento mais vertical e visualmente mais bonito, por causa da cor.

De acordo com o engenheiro agrônomo André Cariola, “o sistema pioneiro se chama cooling system e a tubulação, instalada abaixo do gramado, pode ser utilizada ao mesmo tempo em que o jogo ocorre”. Os equipamentos de refrigeração do estádio são do tipo Chiller, da Carrier.

A Arena do Corinthians será palco da partida de abertura da Copa do Mundo de 2014 e a previsão de conclusão é dezembro desse ano.

Texto criado exclusivamente pelo setor de jornalismo do portal
WebArCondicionado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *