[ x ] Fechar

Ar-condicionado de bem com a natureza

  • 22 de novembro de 2011
  • Nenhum Comentário

Na hora de comprar um ar-condicionado muitas pessoas consideram o fator “consumo de energia” um dos principais diferenciais. Aparelhos mais econômicos não fazem bem somente ao seu bolso, eles também contribuem para o uso eficiente de energia elétrica, ajudando a diminuir a sua demanda e, consequentemente, os prejuízos causados ao nosso planeta. São os ar-condicionados de bem com a natureza. Aliado a isso, muitos condicionadores de ar trabalham com gás ecológico, que não agride a camada de ozônio.

Existem várias iniciativas que buscam orientar os consumidores sobre o uso eficiente de energia elétrica (Selo Procel, Procel Edifica, Certificação LEED), entre outras. Uma das medidas mais recomendadas é a aquisição de eletrodomésticos mais limpos ecologicamente e mais eficientes energeticamente.

Leia: Eletrodomésticos que consomem muita energia terão que sair do mercado até 2013

Nesse post vamos mostrar (fotos abaixo) alguns condicionadores de ar mais econômicos da categoria e que são amigos da natureza. Também daremos algumas dicas para você, que se preocupa com a preservação do meio ambiente mas que não abre mão do conforto do ar-condicionado. Para escolher os aparelhos mais econômicos, observe o seguinte:

– se ele possui Selo Procel. Aparelhos Selo Procel “A” são os mais econômicos.
– o coeficiente de eficiência energética (CEE) na tabela do Inmetro. Saiba o que é eficiência energética.
– se ele possui tecnologia inverter (dependendo do modelo, a economia pode chegar a 66%).
– as funções do aparelho que podem ajudar ainda mais na economia de energia, como a função timer, sensores de movimento, zero standby, autorestart, etc.
– gás refrigerante: o R410-A (gás ecológico) não prejudica a camada de ozônio, porém, possui alto potencial de aquecimento global, e é também mais caro. O R-22 prejudica a camada de ozônio mas possui baixo potencial de aquecimento global.

Inverter Gree Inverter LG Inverter Samsung

Cuidados após a compra

Atenção! Se não forem tomados alguns cuidados, pouco adiantará ter comprado um aparelho com ótimas características técnicas. Para que o seu ar-condicionado continue de bem com a natureza mesmo após a compra, fique atento às dicas abaixo.

Instalação

Certifique-se de que o seu ar-condicionado seja instalado corretamente, pois uma instalação mal feita pode significar gastos desnecessários de energia e o aumento na sua conta de luz. Pode gerar também vazamento do gás refrigerante, uma das principais causas da emissão de HCFCs na atmosfera. Clique aqui e encontre instaladores em todo Brasil.

Limpeza

Filtros sujos também podem fazer com que o seu aparelho gaste mais, sem contar que podem causar males à saúde. Mantenha os filtros sempre limpos e periodicamente chame um profissional qualificado para fazer a limpeza geral do sistema do seu ar-condicionado. Saiba como limpar o filtro do seu ar-condicionado.

Faça a sua parte e preserve o meio ambiente. Deixe seu comentário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *