[ x ] Fechar

Ar condicionado solar criado por brasileiros será apresentado amanhã em São Paulo

  • 26 de outubro de 2016
  • Nenhum Comentário

Os problemas ambientais que vêm ocorrendo nas últimas décadas, mas que só nos últimos anos começaram a receber atenção da mídia, são questões que estão preocupando as pessoas no mundo inteiro. Esse fator somado a preocupação com os valores das contas de energia elétrica, têm feito com que estudiosos pensem em novas tecnologias menos prejudiciais ao meio ambiente e também ao bolso.

Leia mais: Ar-condicionado fotovoltaico pode ser uma solução contra emissão de poluentes

E foi isso que levou os formandos do curso de Engenharia Mecânica do Instituto Mauá de Tecnologia, de São Caetano do Sul em São Paulo, a estudarem uma forma de adaptar o aumento da demanda de climatização à redução no consumo de energia elétrica.

O projeto faz parte do TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) de Antonio Carlos Rossello, Lucas Machado, Luis Neves e Victor Malagoni. O trabalho será apresentado na Eureka 2016, que começa amanhã e vai até sábado, no campus de São Caetano do Sul do IMT.

Sobre o ar condicionado à energia solar

O sistema utiliza a radiação solar como principal fonte de energia e um Chiller de Absorção. Segundo os estudantes, ele representa uma economia de aproximadamente 70% no consumo de energia elétrica. E o preço estimado para a implantação é em torno de R$120 mil.

“O valor de implantação é mais caro que um sistema de ar-condicionado tradicional, isso porque dependemos de equipamentos importados. Mas a tendência é que com o tempo esse sistema seja mais utilizado, gerando maior demanda e, consequentemente, queda no valor”, explica Lucas Machado.

Redação do Portal WebArCondicionado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *