Uma estudante filipina de 19 anos de idade descobriu, meio que sem querer, uma forma de refrigeração que não utiliza HCFCs – ou seja, o famoso fluido refrigerante. Maria Yzabell Angel Palma, da cidade de Bicol, nas Filipinas, foi reconhecida pela Federação Internacional de Inventores depois de desenvolver o chamado AirDisc”, traduzindo para o português, “Disco de Ar”.

O pai da estudante, Bernardo, é engenheiro mecânico e ajudou a garota a desenvolver o projeto. A princípio a menina estava querendo fazer um forno eco-sustentável para um trabalho da escola em 2016. O resultado, entretanto, acabou sendo outro bem diferente quando perceberam que o aparelho estava liberando ar-frio pelas saídas de ar.

Como funciona o Disco de Ar?

Pensando no projeto, eles chegaram ao que, hoje, é o coração dessa descoberta: um compressor funcionando internamente a tanques com entradas de ar, que através do movimento concêntrico dos discos, coleta o ar ambiente e o comprime do lado de dentro. O calor então é separado e as moléculas são liberadas outra vez, a uma temperatura mais baixa daquela em que foram coletadas.

O futuro da invenção

Palma já foi admitida e em breve deve começar o curso de Engenharia Mecânica na Universidade De La Salle, em Manila, seguindo os passos do pai. Várias entidades asiáticas do setor de refrigeração já reconheceram o potencial da invenção, o que levou a conquista de importantes prêmios em competições como “World Inventors Contest 2017”, na Coreia do Sul”, “The International Invention Innovation Competition 2017”, no Canadá, e mais recentemente “The International Intellectual Property Invention, Innovation and Technology Exposition”, na Tailândia neste ano. A estudante diz que, agora, quer patentear e proteger sua máquina “acidental”.

Outra das vantagens do seu compressor, é que ele gasta apenas 350 watts, bem menos do que os habituais 1.200 watts dos condicionadores de ar mais comuns. Palma diz que espera que a tecnologia de compressor de Disco de Ar chegue logo ao mercado, não só nas Filipinas, como no mundo todo.

Leia também: Conheça o Enlil, a Nova Solução Sustentável de Energia

Redação do Portal WebArCondicionado.