[ x ] Fechar

Ar-condicionado que funciona com a energia solar pode chegar em breve ao Brasil

  • 11 de fevereiro de 2015
  • 15 Comentários

Ar-condicionado que funciona com a energia solar pode chegar em breve ao Brasil

Atualizado em 12/02/2016

Ar-condicionado que funciona à energia solar não é novidade no mundo e nem aqui no blog. Desde 2010, quando a LG lançou na Coreia o LG F-Q232LASS, aguardamos pela vinda dele para o Brasil. Porém, ainda não recebemos nenhuma notícia da fabricante.

Mas na última semana a empresa mineira LuxTerm Soluções Sustentáveis, através do seu proprietário, Gilberto Rodrigues, comunicou à imprensa, que em breve começará a importar um equipamento que, segundo ele, consome 50% a menos de energia elétrica. Trata-se de um aparelho que é ligado na energia convencional, porém, seu sistema de funcionamento utiliza também a energia solar.

“É um ar condicionado que possui tubos de vidro a vácuo que captam a energia solar. A partir disso ele faz o ar condicionado funcionar com 50% a menos de energia. É um sistema híbrido, ele é ligado a energia convencional, mas utiliza em parte a energia solar”, explicou Rodrigues.

Novo aparelho a caminho
O empresário já está negociando a vinda do equipamento, mas explica que está tentando diminuir o custo, para que o produto seja vendido a valores acessíveis aos consumidores, mesmo que a longo prazo ele seja muito mais econômico que os aparelhos de ar-condicionado convencionais. “A expectativa é que em dois meses ele já esteja sendo vendido aqui. O problema é que a tarifa para ar condicionado é mais alta do que para outros produtos elétricos, mas estamos tentando arrumar um jeito. Pode ser que ele custe em torno de R$ 2.500. Mas é um aparelho que se paga ao longo do tempo pelo tanto que você vai economizar na conta de luz”, garante ele.

Esperamos ansiosos, principalmente agora com mais esse aumento nas contas de luz.

Alta do dólar se tornou empecilho

Passado um ano da notícia, entramos em contato com a Lux Term Soluções Sustentáveis para saber como está o projeto de trazer o aparelho para o Brasil. De Acordo com a empresa, a alta do dólar está dificultando a importação. “Infelizmente com o dólar alto não foi possível trazer o ar condicionado solar com um preço viável para venda. Iremos aguardar mais um pouco na expectativa de melhorar a situação do dólar”.

Redação do Portal WebArCondicionado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

15 Ideias sobre "Ar-condicionado que funciona com a energia solar pode chegar em breve ao Brasil"

    • Olá Julio,

      somos um portal comparador de preços e escrevemos matérias sobre ar condicionado em nosso blog. Não vendemos aparelhos.

      Obrigado pelo contato.

  • Gostaria de receber informações sobre esse produto tenho muito interesse no produto, pois na região onde moro a energia é elevadíssima, assim como o calor também…

  • Fabricamos para qualquer porte em ar condicionado e frigorificos supermercado e shoppings, inibidor de pressão para descarga reduz de 20bar a 4 bar, economia por kg/cm² 7% na conta, exemplo 1 bar (kg) reduz = 7% na conta diretamente proporcional, pois reduz o espaço do condensador tanto de Chillers como de sistema frigorífico, economia de energia agregados; água, ventiladores e condensadores. o equipamento é instalado na linha de descarga, e posicionado para abastecer imediatamente o evaporador economizando o tempo liquefação do vapor para liquido e já sai gelado!! Com PI no Brasil, estamos com obras em várias unidades de frigoríficos, faça sua consulta – 019-3308-1442
    site http://www.aetalabs.com. esta sendo restruturado (ampliando) falar com Edson Rocha Engenharia de fabricação Empresa AETALABS GRENN TECHNOLOGIES

  • Bom dia!
    Pelo que li, a LG ainda não trouxe o ar condicionado a energia solar…
    Algum motivo especial?
    Como podemos fazer para importar?
    por favor, vcs teriam uma noção do custo desta operação?
    Alguém já esta trazendo e precisa de Representante para esta empreitada?

    Grato!

    • A LG lançou um ar condicionado,com uma placa fotovoltaica em cima da condensadora,mas não totalmente com sistema de energia solar era para os ventiladores,o mais importante eu vi no you tube ,nos Estados Unidos uma instalação com Fujitsu inverter,visto que o projeto com placa de cilício(placa fotovoltáica ) em cima da casa so para os aparelhjos visto que com sistema inverter e o melhor para se aplicar, por não ter consumo maior de pico de partida .