[ x ] Fechar

Estudantes criam ar-condicionado com projeção de imagens e internet

  • 17 de setembro de 2012
  • Nenhum Comentário

Equipamento serve como projetor de imagens e divisor de ambientesPensando em satisfazer as necessidades da vida moderna, um grupo de estudantes do curso de Design de Produtos da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG) desenvolveu um aparelho de ar condicionado totalmente diferente do que já se viu. Batizado de Twilight, ele reúne diversas funções tecnológicas e chama atenção pelo design.

Interatividade

Com o controle remoto, o usuário pode se conectar à internet via wi-fi e usar aplicativos de iPhone. O Twilight também reproduz imagens em um painel OLED retrátil. A faixa pode ser baixada onde são reproduzidos filmes e imagens por meio de pendrive ou wireless, transformando o cômodo da casa em uma pequena sala de cinema. Ou então, se preferir, o painel serve como divisória de ambientes.

Múltiplas funções

Além de ar condicionado e projetor de imagens, o aparelho serve também como climatizador e odorizador. É possível combinar aromas com as imagens que serão exibidas na tela. Segundo os alunos envolvidos no projeto, o Twilight agregou funções trazendo para se tornar mais que uma peça de decoração de interiores.controle remoto ar condicionado twilight.

Conteúdos relacionados:
Climatizadores auxiliam no marketing olfativo.
Ar-Condicionado que odoriza e ilumina o ambiente.

O material utilizado no projeto é biodegradável, composto por fibras naturais que facilitam o descarte na natureza, explicam os idealizadores.

"A gente conseguiu, através do Twilight, associar um produto que já existe - um condicionador de ar - a outros atributos que lhe deram mais valor. Assim, ele não vai ficar jogado no canto da sala para a decoradora querer escondê-lo. Por meio do contato do usuário com o produto, a gente pensou em fazer com que haja um certo prazer na interação", explica Camila Fortes de Figueiredo, uma das idealizadoras do aparelho, ao lado dos colegas Renan Oliveira, Camila Possato, Sarah Carvalho e Walter Batista - todos já formados.

O ultraequipamento foi criado especialmente para concorrer na Inova Whirlpool de 2009, onde recebeu o prêmio principal de design. Em março de 2011, ele teve sua patente comprada pela Brastemp. No momento não há informações da produção para o mercado, entretanto, os alunos afirmam que pensaram num equipamento que pudesse existir e ser comercializado, de fato.

Alunos criam ar-condicionado com projeção de imagens e internet

Ar-condicionado Twilight

Fonte: Terra

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *