*Atualizado em 25/01/2018

O que era um projeto lançado no Kickstarter e Indiegogo (sites de financiamento coletivo) virou realidade, e o Coolala será lançado como ar-condicionado movido a energia solar e verdadeiramente portátil.

Funcionando através da luz do sol, o aparelho é equipado com alça e rodinhas, propondo facilitar a vida de quem quer levar ar frio para qualquer lugar. O ar-condicionado portátil mede 40,7cm (P) x 9 cm (A) x 30,5 cm (L) e pesa 3,15 quilos. Com 3500 BTU, o Coolala é capaz de refrigerar uma área de até 14m², segundo os criadores.

A novidade vem com painéis de energia solar, que quando carregados completamente podem climatizar o ar por até 8 horas. Apesar de ser um equipamento portátil, o aparelho pode ser usado em ambientes internos e também pode ser ligado na energia elétrica, onde é possível carregar a bateria caso não haja energia natural em forma de calor. 

Distribuidor de energia

Sua bateria tem 40 ou 60 mil mAh, dependendo do modelo. Com isso, o usuário pode usar o Coolala para refrigerar o ambiente e também para carregar o smartphone, tornando o modelo uma estação de energia ao possibilitar inclusive carregar uma lâmpada de LED – para ser usado como lanterna.

O Coolala está em fase de pré-venda e tem entrega prevista para começar em junho. O dispositivo tem preço a partir de US$ 199 (aproximadamente R$ 643 em conversão direta e sem impostos).

Redação do Portal WebArCondicionado.