[ x ] Fechar

Ar-condicionado pode interagir com a decoração do ambiente

  • 05 de outubro de 2011
  • 2 Comentários

Atualizado em 08/04/2014

O ar-condicionado também pode ser objeto de decoração

Por conta do calor excessivo que tem feito nos últimos anos, o ar-condicionado vem levando conforto à várias residências e empresas. Porém, criar um design que combine com cada ambiente, não é fácil. A arquiteta Carol Gomes, do escritório Bossa Nova Arquitetura, nos conta que na hora de fazer um projeto ela sente a necessidade de novos designs e medidas para adequar os aparelhos à decoração. “Cada projeto que realizamos é diferente do outro, por isso precisamos de um leque grande de opções de máquinas e acabamentos para achar o modelo ideal”.

Cada ambiente necessita de um projeto exclusivo, para que o aparelho não destoe do resto, pois além de climatizar, de certa forma ele também pode e deve fazer parte da decoração. “Os clientes desejam ter ambientes bonitos, mas bem climatizados sempre”, afirma a arquiteta.

Foi-se o tempo em que eles precisavam ser escondidos para não interferirem negativamente na estética do local, pois com a evolução da indústria, os fabricantes vêm desenvolvendo modelos mais bonitos, com design arrojado, minimalista, colorido e tudo isso com a máxima eficiência energética e sistemas de automação melhores. Existem modelos em cores mais escuras, com revestimento brilhoso ou sem brilho, mas como ainda não existem muitas opções, o jeito é personalizar. Como a maioria dos modelos tem a parte interna branca, uma boa idéia é usar um adesivo de vinil que combine com a decoração do ambiente ou solicitar a pintura da condensadora.

O professor Salvador Fraga, da SF Consultoria em Climatização, afirma que “a preocupação que as fabricantes têm em atender as necessidades dos arquitetos é tão grande, que a indústria já está disponibilizando tintas para colorir a parte interna dos aparelhos”. E salientou também que o conforto não é só térmico, mas também visual e sonoro.

armário embutidoUma prática que tem se tornado cada vez mais comum no mercado são os armários embutidos, tipo venezianas, projetados especialmente para splits, eles escondem o aparelho dando um ar mais moderno ao ambiente. Mas vale lembrar que a passagem do ar não pode ser obstruída e o espaçamento correto da marcenaria e tamanho da caixa devem ser considerados.

Aproveitando o máximo dos espaços, Carol inclui o ar condicionado em todos os seus projetos, pois acredita que o sistema é fundamental em áreas internas.

Confira alguns exemplos:
Abaixo, separamos algumas fotos de projetos realizados pela equipe do escritório Bossa Nova Arquitetura.

Instalação de AC em closet

“No closet precisávamos de uma maquina de tamanho reduzido, para aproveitamento máximo de espaço.”

Exemplo de instalação em dormitório

 “no dormitório buscamos uma maquina bonita e silenciosa”.

Exemplo de instalação na sala de jantar

“na sala buscamos uma maquina também bonita, mas com alto rendimento para a grande área”

 Neste post nós daremos dicas de splits que podem interagir com a decoração do seu quarto, sala, escritório, etc, lembrando que é sempre importante chamar um especialista para fazer o projeto de climatização da sua casa.

MyMood Brastemp

MyMood

Hitachi Shirokuma

Shirokuma Clean Excellence

York Rockies

Rockies

Ative! Brastemp

Ative!

Split Dreaming Gree

Dreaming

Vivace Inverter Samsung

Vivace

LG Art Cool

Art Cool

Inverter Panasonic

Panasonic

U Inverter Gree

U

Linha Luxo Elgin

Luxo

Veja um modelo janela que também pode combinar com a decoração.

O que você achou desses modelos? De qual você gostou mais?

Redação do Portal WebArCondicionado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Ideias sobre "Ar-condicionado pode interagir com a decoração do ambiente"