ar-condicionado-pequeno

Quer climatizar um ambiente muito pequeno? A parede não tem lugar para colocar um ar-condicionado? Saiba que existem opções para quem sofre com a falta de espaço, pois existem condicionadores de ar pequenos e muito eficientes para atender cômodos apertados. Nesse post vamos falar um pouco mais sobre eles (informamos o número de cm da unidade interna no final do texto).

Esses modelos normalmente vão ter números de BTUs menores, e é preciso prestar atenção nisso. Pois em ambientes menores, o número de pessoas, a incidência de sol e as entradas de ar fazem ainda mais diferença para o desempenho do equipamento que for escolhido. Então use a nossa calculadora para não acabar com um ar-condicionado que trabalha demais e gasta energia à toa.

Leia também: Onde instalar a unidade interna e externa do ar-condicionado?

Ar-condicionado Cassete

Uma das melhores opções para quem dispõe de pouco espaço é o modelo Cassete, que é instalado no teto. Pequeno e prático, esse ar-condicionado tem a condensadora separada da evaporadora, mas essa última é pequena e achatada, e a maior parte dela fica para dentro do forro. É ideal para ambientes menores e que recebe muitas pessoas, seja residencial ou comercial.

Além disso, o modelo é um dos mais silenciosos do mercado, e por isso é aconselhado para escritórios e ambientes de trabalho em geral. E ainda pode ser usado de forma criativa: salas de cinema, por exemplo, costumam usar vários Cassetes para climatizar as sessões. A observação fica por conta do preço, já que os Cassetes normalmente possuem potências de BTUs maiores, e por isso custam mais caro que um Split ou um Janela. Veja os modelos mais populares do mercado:

Ar-condicionado Springer Carrier 36000 BTU Quente/Frio – 220v – 40KWQD36C5

Ar-condicionado Elgin 18000 BTU Frio Eco – 220v – KEFI18B2NB

Ar-condicionado LG 24000 BTU Quente/Frio Inverter – 220v – AT-W24GPLP0

Ar-condicionado Janela

Esse modelo saiu de moda depois da entrada dos Splits no mercado. Já é bem difícil de achar um ar-condicionado Janela hoje em dia, mesmo nas principais lojas do mercado. Entretanto, para quem tá com o espaço apertado, os Janelas podem ser uma solução bem prática, uma vez que a unidade condensadora e a evaporadora ficam juntas na mesma peça.

Outro atrativo do modelo é que, justamente por ter caído em desuso, os aparelhos desse tipo hoje custam bem menos. A parte ruim fica pelo barulho, que é bem mais alto do que o de qualquer outro modelo mais comum, além dos gastos de energia, já que esses modelos não têm tecnologias muito avançadas no quesito eficiência energética. Veja os Janelas mais tradicionais do mercado:

Ar-condicionado Springer Midea 7500 BTU Frio – 110v – QCI078BB

Ar-condicionado Consul 10000 BTU Frio – 110v – CCB10DBANA

Ar-condicionado Springer Carrier 18000 Frio Silentia – 220v – ZCE185RB

Ar-condicionado Split

Os Splits hoje são os aparelhos mais comuns no mercado e em uso nos escritórios e residências. Mas a maioria é de porte grande, mesmo que a potência em BTU não seja tão alta. Entretanto, existem alguns modelos específicos que são bem compactos e eficientes. As vantagens do Split vão desde a economia, especialmente os que utilizam a tecnologia Inverter, até o barulho, já que são bem mais silenciosos. Veja quais são os Splits com a menor unidade interna:

Ar-condicionado LG 9000 BTU Quente/Frio Smile – 220v – TS-H092W4W0

79,8 cm Largura X 29,2 cm Altura X 21,4 Profundidade

Ar-condicionado Philco 9000 BTU Frio – 220v – PH9000TFM5

77 cm Altura X 24 cm Altura X 18 cm Profundidade

Ar-condicionado Elgin 120000 BTU Frio Inverter – 220v – HVFI12B2IA

75 cm Largura X 28,5 cm Altura X 19,5 cm Profundidade

Ficou com alguma dúvida sobre algum modelo? Compartilhe sua dúvida com a gente aqui nos comentários.

Redação do Portal WebArCondicionado.