[ x ] Fechar

Ar-condicionado é obrigatório em farmácias de Natal – RN

  • 13 de fevereiro de 2013
  • 1 Comentário

Ar-condicionado é obrigatório em farmácias do RNAgora é oficial. Dentro de 120 dias todas as farmácias e drogarias de Natal – RN terão de ser climatizadas. Atendendo à solicitação feita pela ANVISA no dia 1º de fevereiro, os estabelecimentos têm até quatro meses para se ajustar às normas. Os locais que não cumprirem o estipulado correrão o risco de serem interditados e multados pelo órgão.

Este período de ajustes foi definido pela Prefeitura de Natal, em reunião entre o Secretário Chefe do Gabinete do Prefeito, Sávio Hackradt, e representantes do setor de Vigilância Sanitária e do Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos no Estado do Rio Grande do Norte (Sincofarn).

Ar-condicionado é obrigatório em farmácias do RNOpiniões divididas
Para se ter uma base, a inclusão de um sistema de ar condicionado num estabelecimento comercial gira em torno de 10 a 15 mil reais. Em virtude disso, as opiniões começam a se dividir dentro do setor. Por exemplo, Cleiton Roberto atua como técnico em Farmácia há 42 anos e é dono de uma drogaria especializada em medicamentos genéricos, localizada no bairro de Lagoa Seca. Para ele, as adequações exigidas irão pesar no bolso.

“Ouvi algumas pessoas comentando e também li materiais sobre isso. Diante da necessidade, já garanti um aparelho de condicionador de ar, que já está instalado. Mas ainda tenho que fechar um espaço no fundo da loja e colocar portas de vidro aqui. Já gastei R$ 1.680,00 só para comprar o equipamento e mais R$ 220 para instalar. Para mim, esse custo pesa. A Prefeitura deveria notificar cada estabelecimento e dar um prazo de adequação de acordo com cada realidade”, afirmou Roberto.

Já Ana Maria, gerente de uma farmácia também em Lagoa Seca, disse que a medida da Prefeitura está certa e cada empresário deve se adequar o mais rápido possível. “No momento, o nosso ar-condicionado quebrou, mas já adquirimos outro aparelho. Por enquanto contamos com a ajuda de ventiladores, mas tem dia que está muito quente, por volta de 33ºC, e há medicamentos que precisam ser refrigerados. É importante que eles possam verificar as condições de cada local que trabalha com medicamentos”, disse.

Resolução de Boas Práticas Farmacêuticas, RDC 44/2009
Ar-condicionado é obrigatório em farmácias do RNA climatização obrigatória faz parte da Resolução de Boas Práticas Farmacêuticas, RDC 44/2009, resultante da Consulta Pública de 11 de julho de 2007. Desde 2009, os estabelecimentos são orientados e educados sobre as práticas da climatização em salas especiais. A coordenadoria de Infraestrutura em Serviços de Saúde da ANVISA define que ambientes como drogarias e farmácias são complexos e necessitam de cuidados com a qualidade do ar interno e mantimento dos remédios que ali estão. As medidas incluem a projeção de um sistema de climatização adequado para o estabelecimento manter níveis de segurança durante o processo, desde a projeção, instalação e manutenção.

Texto criado exclusivamente pelo setor de jornalismo do Portal Web Ar Condicionado. Com informações de Tribuna do Norte.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

Uma Ideia sobre "Ar-condicionado é obrigatório em farmácias de Natal – RN"

  • Realmente tusto e,muito importante e deve ser adotado por todas as farmacias assim mantendo o Ambiente com uma temperatura adequada aos medicamentos que por sua vez exigem temperatura controlada .