[ x ] Fechar

Ar condicionado na mesa: conheça o Climatic Table

  • 29 de maio de 2015
  • Nenhum Comentário

Uma nova opção de ar condicionado que causa menos impacto no meio ambiente acaba de ser lançada por dois designers franceses. E o curioso é que ela tem formato de uma mesa. Isso mesmo, você não leu errado. Batizado de Climatic Table, o móvel é capaz de regular a temperatura ambiente, dispensando o uso de climatizadores.

Entre as condições para atingir sua máxima eficiência, o móvel precisa estar posicionado em espaços pequenos que comportem, no máximo, 15 pessoas. Isso pode levar a uma economia na conta de luz que pode chegar a 30%.

Design e funcionamento
A Climatic Table tem aparência de uma mesa convencional. O segredo para que possa desempenhar sua função adicional está localizado embaixo do tampo, feito em carvalho. Abaixo da madeira, há uma estrutura em alumínio, feita com pequenas dobras preenchidas por uma cera especial para condutividade térmica. Isso permite que, sempre que a temperatura do ambiente supera os 22º C, a mesa comece a reter calor, sendo liberado quando o local volta a ficar mais fresquinho. Outra vantagem é que não há necessidade de energia elétrica para que a mesa comece a operar.

Uso de energia como inspiração
Segundo os criadores, o desenvolvimento do produto foi motivado pelo desejo de tentar resolver questões relacionadas ao uso de energia a partir da mobília doméstica ou comercial, em vez de pensar em soluções especifica e diretamente para casas ou edifícios, como é mais comum. Jean-Sébastien Lagrange é designer e seu parceiro no projeto é o Raphaël Ménard, com formação em arquitetura e engenharia. Os dois estão à frente da Zero Energy Furniture (Z.E.F), uma mistura de escritório de design e movimento criativo com foco no desenvolvimento de móveis que motivem o consumo racional e, por tabela, ajudem a economizar energia. Esse é apenas o primeiro móvel de uma linha completa prometida pelos dois artistas.

A tecnologia aplicada ao Climatic Table não é exatamente revolucionária, mas é uma solução viável para ser utilizada em larga escala na indústria de móveis. A Z.E.F. ainda não divulgou o preço estimado da mesa aos consumidores, mas as vendas estão previstas para começar até o final do ano no mercado europeu.

Redação do Portal WebArCondicionado. Com informações de Época Negócios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *