[ x ] Fechar

Ar-condicionado em closet: como escolher e cuidados que devemos ter

  • 04 de maio de 2017
  • Nenhum Comentário

O closet é um espaço, geralmente integrado ao quarto, usado em substituição ao guarda-roupa tradicional. Se você está comprando ou construindo uma casa que tem closet no quarto, provavelmente já está pensando em como irá climatizar os dois ambientes.

Se o closet tiver porta, então será necessário realizar dois cálculos de BTU e colocar dois aparelhos, um no quarto e outro no closet. Porém, se for um ambiente aberto, totalmente ligado ao quarto (o que não é muito comum), um ar-condicionado será o suficiente. Nesse caso, o cálculo de BTU e a escolha do tipo de equipamento é basicamente a mesma dos outros quartos que não possuem closet.

Mas vamos falar aqui de um closet sem ligação direta com outro ambiente, ou seja, com porta, onde será necessário um equipamento de ar condicionado exclusivo para ele.

Principais vantagens de ter um ar-condicionado no closet?

Por ser um ambiente fechado, normalmente sem janelas, o closet acaba se tornando um local úmido. O ar-condicionado retira a umidade do ambiente, o que é essencial para evitar que as roupas e calçados mofem.

E além de evitar a umidade nas roupas, o equipamento melhora o conforto térmico na hora de se vestir ou se maquiar, tanto no verão quanto no inverno.

Sobre a potência adequada

Como em qualquer tipo de ambiente, o dimensionamento correto é de extrema importância. Um aparelho superdimensionado (com potência maior do que a indicada) pode mofar roupas e calçados de couro. E se for subdimensionado (com potência menor do que a indicada) tem toda a questão que já explicamos diversas vezes aqui no blog.

“Aconteceu em uma instalação, a cliente queria o closet bem frio, e a empresa projetou um cassete acima da carga térmica adequada e começou a mofar as jaquetas de couro e os sapatos dela. Depois de muito procurar a causa, chegou-se à conclusão de que seria porque o Split estava superdimensionado para o ambiente, trocou-se por um de capacidade menor (adequada) e resolveu”, conta Joaquim Ramos de Jesus, da empresa Somar Elétrica e Refrigeração.

Tipo de equipamento mais adequado

Se a casa não possui um sistema de ar condicionado central ou VRF, o tipo de aparelho mais indicado pelos profissionais do setor é o Split Cassete. Pois ele oferece uma melhor e mais rápida distribuição do ar no ambiente, já que o closet é um local onde não passamos muito tempo.

O Split Cassete também não ocupa espaço na parede e fica esteticamente melhor do que um Split Hi Wall. E além disso, não há risco de o dreno vazar e começar a molhar as roupas e calçados.

Porém, o modelo de ar-condicionado tipo Split Cassete só é ofertado no mercado com capacidades acima de 17000 BTU, o que não é indicado, conforme explicamos acima, para ambientes pequenos. Nesse caso, é aconselhado optar por um Split Hi Wall dimensionado corretamente.

Encontre agora aparelhos de ar condicionado Split Cassete.

Redação do Portal WebArCondicionado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *