O WebAr ficou sabendo de um texto publicado recentemente por um jornalista no portal Dm.com.br. Em sua coluna de opinião, ele diz que o uso excessivo do ar-condicionado é um mal para a sociedade. Nós do WebArCondicionado, que lidamos com o setor de climatização todos os dias, sabemos que muitas das coisas apontadas no texto que está circulando por aí não são verdade. Por isso, para evitar desinformação, resolvemos rebater alguns pontos que já discutimos aqui dentro do blog.

O Ar-Condicionado e a Qualidade do Ar

O jornalista abre o texto dizendo que o ar-condicionado causa problemas respiratórios. Bom, isso é uma pauta antiga do WebAr, pois os condicionadores de ar só causam problemas à saúde quando não passam pela correta manutenção. Veja o que já escrevemos sobre o assunto:

Estudos revelam que qualidade do ar interior beneficia saúde e economia

Bjarne Olsen, um especialista italiano em controle de qualidade do ar palestrou no Brasil sobre suas pesquisas envolvendo ar-condicionado e a relação com a diminuição de problemas respiratórios.

Como evitar doenças usando o ar-condicionado

Neste post, reunimos dicas de como você pode configurar o seu aparelho de Ar Condicionado para evitar o desenvolvimento de doenças respiratórias. Falamos de filtro, umidade e temperatura também.

Ar-condicionado e Rinite

É claro que o uso incorreto do ar-condicionado pode causar alguns problemas, por isso é que, nesse post, comentamos sobre as relações do mal uso do equipamento com a rinite.

Porém, não falamos apenas de como o ar-condicionado beneficia ou não a qualidade do ar. Também falamos de como manter as funções do aparelho operando corretamente. Veja alguns dos nossos post sobre manutenção que estão relacionados à qualidade de ar:

Falta de manutenção pode trazer riscos à saúde

Aqui fazemos um apanhado geral sobre a importância da manutenção nos aparelhos de Ar Condicionado.

Filtros do ar-condicionado: está na hora de trocar?

Nessa outra postagem, o WebAr falou especificamente sobre os filtros. Como identificar se está na hora de trocar, como encaminhar a limpeza e a manutenção também.

A importância da manutenção no inverno

Sabia que a revisão do seu ar-condicionado tem de ser feita regularmente? E sim, é importante no inverno também, mesmo que seu aparelho seja apenas frio e não possua a opção de aquecimento.

Ar-condicionado é importante mesmo?

Em seguida no texto, o jornalista contesta os motivos pelos quais realmente precisamos de um ar-condicionado. Ele considera o aparelho uma febre, usado por status e não por necessidade – ele chega a dizer os condicionadores de ar não são “uma revolução”. Felizmente, o WebAr também já abordou as mudanças irrevogáveis que o Ar Condicionado trouxe para a sociedade moderna. Seguem alguns posts que falam dessas questões:

Por que eu preciso de um ar-condicionado?

Aqui neste post, fizemos um resumão dos benefícios de incorporar um ar-condicionado na sua rotina.

O poder do ar-condicionado

Esse aqui é mais uma curiosidade. Fala sobre um livro que narra a relevância do ar-condicionado nos rumos políticos dos Estados Unidos.

15 situações reais de quem não tem ar-condicionado

Também é importante abordar o outro lado da história, não é? Nesse texto, o WebAr foi atrás das complicações enfrentadas por pessoas que ainda não tem como possuir um ar-condicionado.

O que as pessoas faziam antes do ar-condicionado?

Você imagina como era antes dos aparelhos de climatização? Para ter uma ideia de como essa invenção mudou as nossas rotinas, escrevemos um pouco sobre a realidade da população antes dos condicionadores de ar.

A história do ar-condicionado

E aqui você pode entender como a invenção do ar-condicionado chegou e como ela afetou toda a nossa sociedade. Pode não parecer, mas refrigeração e climatização possibilitaram saltos gigantes de desenvolvimento na saúde, no saneamento e em diversas outras áreas de interesse público.

O Impacto do ar-condicionado na sociedade

Para entender melhor não só a história, mas todas as transformações que os climatizadores causaram, leia esse nosso post aqui.

E o ventilador?

Para finalizar, o jornalista também diz no texto que prefere muito mais um ventilador. Não é nenhum crime, mas aqui neste outro post, falamos sobre os prós e contras da ventilação em relação ao uso do ar-condicionado.

Você pode confiar no ar-condicionado, sim

Como fica evidente, dizer que o ar-condicionado é só uma modinha e que faz mal à saúde, é apenas uma opinião sem embasamento. Há muito material ainda aqui dentro do WebAr e em pesquisas sérias ressaltando a importância desse aparelho nos dias de hoje – tanto é que se criou a curso superior de Engenharia de Climatização.

Redação do Portal WebArCondicionado.