Por ser verão, os períodos de chuvas fortes e rápidas são comuns, podendo pegar desprevenido o motorista que trafega pelas rodovias. Além disso, é época de férias escolares, temporada de praia e de passeios com toda a família, fase que aumenta de fluxo de veículos nas ruas. Para evitar problemas, o motorista deve estar preparado, inclusive, para evitar que o vidro do veículo fique embaçado e dificulte sua visão.

O embaço do vidro do carro nada mais é do que vapor-d’água que está dentro do veículo. Logo, o negócio é alterar a composição do ar do interior do automóvel para que ele se torne menos úmido.

Antiembaçante, papel-toalha e flanelinha são as soluções que o folclore automobilístico utiliza para desembaçar os vidros do carro em dias de chuva, mas a estratégia recomendada pelos especialistas é uma das mais simples: ligar o ar-condicionado. Ele supera inclusive os clássicos jatos de ar quente e frio, pois ataca a causa do embaço, que é a atmosfera de dentro do veículo. Entenda melhor:

Ar quente
A baforada fará as gotículas que embaçam o vidro evaporar. Apesar da eficiência, este método não retira a umidade do ar, então é questão de minutos até que o ambiente fique saturado de vapor e o vidro novamente esbranquiçado.

Ar frio
Com o ar frio, resfria-se a região próxima ao vidro, impedindo o choque térmico do vapor com o para-brisa frio. Mas o ar frio demora a resfriar, e a umidade continua por ali, pronta para o embaço.

Ar-condicionado
Um compressor puxa o ar do carro. O ar chega a um radiador que faz o vapor-d’água virar água, eliminada antes de voltar para o ambiente. Sem umidade, não há gotículas para grudar no para-brisa.

O motorista precisa modificar a composição do ar do interior do veículo para diminuir a umidade. Isso é trabalho para o ar-condicionado, que puxa o ar de dentro do carro e faz com que o ambiente fique menos úmido. Com isso, a visibilidade da rodovia fica muito mais segura e o motorista consegue dirigir com mais segurança, respeitando os limites de velocidade e redobrando a atenção para evitar acidentes.

Por isso, na hora que o vidro embaçar, fique atento para ligar o ar-condicionado e dirigir tranquilo até o seu destino.

Redação do Portal WebArCondicionado.