Mulher e ar-condicionado: tudo a ver

Atualizado em 03/07/2012

“As mulheres estão à frente em tantas outras coisas, por que não no ramo do ar-condicionado?”

Para comemorar o Dia Internacional da Mulher, nossa equipe preparou uma matéria especial. Conversamos com uma instaladora de ar-condicionado (isso mesmo, uma instaladora!), que falou sobre o seu dia a dia em uma profissão que ainda é dominada pelos homens.

Como já ocorre na construção civil, as mulheres estão cada vez mais ganhando espaço e provando que são capazes de realizar trabalhos mais pesados. A gaúcha Liliane Ferreira de Vargas que o diga. Liliane trabalha há dez anos instalando aparelhos de ar condicionado. Ainda na infância ela observava o pai trabalhar. “Aprendi a mexer só olhando, vendo meu pai instalando e fazendo limpeza dos modelos janela”, disse Liliane.

Quando chega na casa dos clientes com todos os equipamentos de instalação à mão, o ar de surpresa é inevitável. “Quando percebem que é uma mulher as pessoas ficam surpresas, mas ao mesmo tempo gostam, porque o trabalho da mulher costuma ser mais caprichoso, mais detalhista”, disse a instaladora, que afirma nunca ter sido alvo de discriminação no trabalho.

Pereirão nem pensar!

No dia a dia, Liliane nunca deixa a vaidade de lado. Além dos tubos de cobre, manifold e régua, ela não esquece a produção. “Não saio de casa sem rímel e batom, mesmo sendo para instalar”, conta. Nos dez anos de profissão, Liliane garante que nunca encontrou nenhuma outra mulher exercendo a mesma função, e defende uma maior participação feminina no setor. “As mulheres estão à frente em tantas outras coisas, por que não no ramo do ar-condicionado?”, completou.

Atualmente, Liliane exerce outra ocupação. As atividades de instaladora ficaram em segundo plano. De acordo com ela, isso aconteceu devido à concorrência desleal com instaladores sem nenhuma qualificação. “Muita gente sai por aí, sem nenhuma experiência na área, diz que é instalador e ainda cobra mais barato”.

Você conhece outras mulheres instaladoras? Fale conosco: webarcondicionado@webarcondicionado.com.br

Você gostou desse conteúdo?

  • Links Patrocinados

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>