Já imaginou a importância de um ar-condicionado para manter um avião voando? Pois os passageiros de um voo da Air China experimentaram o que acontece quando você desliga o sistema de climatização de uma aeronave em pleno ar. O transporte caiu mais de 3 mil metros, segundo fontes de rastreamento locais, depois que o copiloto desligou sem querer o ar-condicionado.

O que aconteceu no avião?

Eram 153 passageiros e 9 tripulantes a bordo do voo que ia de Hong Kong a Dalian, na China. A Administração de Aviação Civil da China (CAAC) disse que o incidente foi causado quando o copiloto tentou desligar a ventilação da cabine de comando porque estava fumando um cigarro eletrônico e não queria que o cheiro chegasse na área dos passageiros. Acidentalmente, o tripulante acabou desligando o sistema de ar-condicionado ao invés disso.

Segundo o noticiário China Daily, o rastreamento mostra que a aeronave despencou 3 mil metros em 20 minutos. Já a CNN, que teve acesso aos dados de GPS de um dos passageiros, disse que foram mais de 6 mil metros em 9 minutos. A CAAC disse que irá punir severamente os responsáveis.

Por que o ar-condicionado é tão importante nas aeronaves?

Se você não sabe como funciona o ar-condicionado dos aviões, é o seguinte: o ar que respiramos dentro do transporte aéreo é filtrado do motor e misturado com ar captado de fora de aeronave. Separados, os dois tipos de ar são muito extremos: ou muito aquecido e pressurizado, ou muito frio e rarefeito. O sistema de climatização interno do avião, portanto, também é responsável por parte da pressurização da cabine.

Quando o voo da Air China teve seus sistemas desligados, as máscaras de oxigênio caíram para os passageiros, o que gerou certo tumulto. De acordo com a CAAC, felizmente ninguém ficou ferido.

Redação do Portal WebArCondicionado.