Ar Condicionado com Wi-Fi

Já se perguntou se existe alguma vantagem em ter um ar-condicionado conectado à internet? Eletrodomésticos com Wi-Fi estão chegando de mansinho no mercado brasileiro, e tanto os consumidores quanto os vendedores ainda estão pensando em como um aparelho desses pode ser melhorado com a conexão de rede.

Qual a vantagem do Wi-Fi?

É preciso ressaltar que, por enquanto, a diferença não é radical, e existem muitos equipamentos com preços mais em conta com funções que podem suprir as necessidades de qualquer comprador. Porém, é inegável que estamos caminhando para o futuro e, logo, ter uma geladeira ou uma máquina de lavar que você pode controlar pelo smartphone, talvez possa fazer toda a diferença na agilidade e conforto da sua rotina – e isso com preços bem acessíveis.

Controle à distância

E é aí que começam as vantagens. Quanto mais aparelhos com Wi-Fi, mais fácil para você unificar o funcionamento da sua casa através de aplicativos em um único celular. Se você tem uma empresa ou uma casa com mais de um ar-condicionado, por exemplo, pode configurar todos eles através de um dispositivo só. As fabricantes já tem aplicativos sugeridos que conversam com seus modelos lançados.

Além disso, a própria ideia de poder controlar seu condicionador de ar à distância já é uma vantagem, certo? Imagina enviar um comando para o aparelho ligar um pouco antes de você chegar em casa e já encontrar o ambiente climatizado. Além disso, esses equipamentos com conexão de rede, podem salvar preferências de configuração, aprendendo e se adaptando a cada usuário.

Inteligência para aprender e economizar

Alguns aparelhos podem, inclusive, medir a temperatura externa. Assim o consumidor pode programá-lo para ligar ou desligar automaticamente dependendo de como estiver o tempo lá fora. Isso sem contar que a maior parte desses novos condicionadores de ar são equipados com um Geofencing, uma ferramenta que detecta se o cômodo está ou não vazio. Além de conseguirem alternar entre o modo de climatização e manutenção apenas pela leitura do ambiente, o que evita gastos excessivos.

Recursos como esse, aliás, também são um dos grandes atrativos do ar-condicionado com Wi-Fi. Esses aparelhos registram gastos e armazenam informações de consumo, conseguindo inclusive mostrar os gastos em tempo real ou fazer estimativas mensais e anuais, além de calcular a economia feita.

Modelos com Wi-Fi no Brasil

Ainda são poucos os modelos com Wi-Fi no Brasil, e algumas marcas estão oferecendo kits de Wi-Fi para tornar seu aparelho aberto à rede. Confira algumas das opções de compra abaixo:

O Split Inverter da Springer Midea, ciclo quente/frio, nas opções 18000 e 24000 BTU.

Também da Springer Midea, o Split Inverter apenas frio, opção 24000 BTU.

O Split Inverter da Midea, frio, tem na opção 18000 BTU. A linha Liva foi a primeira com  controle via Wi-Fi no Brasil.

A Elgin tem o modelo Eco Power, um Split quente/frio na opção 9000 BTU.

E a Samsung tem um Split Inverter frio, da linha Wind Free, na opção 9000 BTU.

Redação do Portal WebArCondicionado.