[ x ] Fechar

Ar-condicionado 220v funciona em rede 110v?

  • 20 de março de 2017
  • 4 Comentários

Essa é uma dúvida que pode parecer trivial para muitas pessoas, porém ela é bem comum entre os consumidores. Pois sabe-se que um equipamento eletrônico 110v queimará se for ligado na rede 220v, por conta da forte tensão elétrica que irá receber, o dobro do que necessita.

Já, um aparelho 220v ligado na rede 110v, não queima. Então é possível usar dessa forma? Não. Para que o ar-condicionado funcione ele deve estar ligado à rede elétrica correspondente.

Veja aqui os aparelhos de ar condicionado 110v disponíveis no mercado hoje

Um ar-condicionado 220v, ligado a uma rede 110v realmente – pelo menos em um primeiro momento – não sofrerá danos, mas ele também não receberá tensão elétrica suficiente para acionar o compressor. Apenas a ventilação funcionará, e com sua capacidade reduzida, ou seja, mais fraco do que um ventilador comum.

O que fazer se minha rede é 110v monofásica?

Se você adquiriu ou pretende adquirir um ar-condicionado 220v e a rede no local onde pretende instalar é 110v monofásica, o ideal é solicitar a alteração da rede para bifásica ou trifásica junto à concessionária de energia.

O uso de transformador, segundo o eletricista Gilson Carlos Pessanha, é indicado somente em últimos casos. “Caso o morador não disponha de rede bifásica ou trifásica, o transformador será a sua última opção. Porém, o consumo de energia será maior”, explica.

Vale ressaltar também que essa prática, além de elevar o consumo de energia, pode danificar o ar-condicionado e anular a garantia do fabricante, visto que as marcas possuem esta especificação em seus manuais.

Redação do Portal WebArCondicionado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 Ideias sobre "Ar-condicionado 220v funciona em rede 110v?"

    • Olá, Tarciso.

      Como explicamos acima, um ar-condicionado 220v ligado a uma rede 110v realmente não sofrerá danos em um primeiro momento, mas como não receberá tensão elétrica suficiente para acionar o compressor, sua capacidade reduzida. A tendência é que seu aparelho ainda pare de funcionar, seguindo a lógica.