Aquecimento global pode diminuir a rotação da Terra, tornando os dias mais longosUm grupo de pesquisadores, baseados na teoria do oceanógrafo Walter Munk, que relaciona o nível dos oceanos com a velocidade de rotação da Terra, realizou um estudo sobre o aumento da temperatura do planeta e publicou na revista científica Science Advances.

O estudo afirma que a elevação do nível dos oceanos, causada pelo aquecimento global, irá influenciar na velocidade de rotação da Terra. O derretimento das geleiras do Ártico, pode causar um acúmulo de água em locais mais afastados dos polos. E isso, consequentemente deixará os dias mais longos, pois o aumento do peso dessas regiões fará com que a rotação do Planeta seja mais lenta.

Em 2002, norte-americano Walter Munk criou a teoria de que o nível dos oceanos está relacionado com a velocidade de rotação da Terra. Os pesquisadores fizeram novamente os cálculos do oceanógrafo e confirmaram que, mesmo não sendo perceptível para os seres humanos, a velocidade da Terra seria afetada sim.

Além disso, essa alteração na rotação pode ainda causar um pequeno deslocamento do polo do planeta.

Redação do Portal WebArCondicionado.