[ x ] Fechar

Aquecedores de ar: como funciona, dicas e modelos

  • 01 de julho de 2010
  • 16 Comentários

Aquecedores portáteis Com uma grande variedade no mercado, os aquecedores portáteis muitas vezes confundem na hora da compra. Nesta época, a procura por este tipo de aparelho é grande, e se você também esta interessado em adquirir um, veja quais fatores devem ser levados em consideração: como ele funciona, modelos e dicas.

Como funciona um aquecedor de ar
Os aquecedores esquentam o ar em volta do aparelho e o dissipam para o ambiente. Por isso, são indicados para ambientes pequenos.

Dicas e cuidados
-Procure por aparelhos com selo de qualidade comprovado pelo INMETRO. De acordo com uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, usar o aquecedor quatro horas por dia, durante um mês, pode ter um impacto entre R$ 50 e R$ 95 na conta de luz, dependendo do aparelho.
-Verifique se a tomada do aquecedor é compatível com a da sua casa, e se a rede elétrica possibilita a ligação adequada de modo a manter a sua segurança.
-Deve-se levar em consideração o ambiente que irá receber o equipamento, as condições do imóvel em relação à perda de calor, na hora da escolha do aparelho.
-Evite a utilização do aquecedor ligado com benjamins ou junto com outros aparelhos elétricos.
-Manter fora do alcance de crianças e de animais.
-Nunca seque roupas, calçados, ou qualquer outro objeto sobre o aquecedor, nem coloque nada muito perto dele.
-Quando for guardar o aparelho, lembre-se de protegê-lo com um plástico para evitar o acúmulo de poeira.
-Não é aconselhado deixar os aparelhos que aquecem muito tempo ligados para não deixar o ambiente muito seco. Além da secura do ar eles podem colaborar para choques térmicos.
-Mantenha longe de cortinas, cobertores, almofadas e puffs para evitar um possível incêndio.
-Manter o ambiente limpo a fim de evitar irritações no nariz e olhos e alergias.
-Deixar uma vasilha com água no mesmo local que estiver ligado o seu aquecedor portátil para manter a umidade relativa e causar menos desconforto ao nariz e à garganta. Existe também os umidificadores de ar que são ideais para esses casos.
-Para ambientes maiores, opte por um ar condicionado split quente e frio. Compare preços de splits com ciclo reverso.

Tipos e modelos de aquecedores de ar

Aquecedores Irradiadores – com resistência incandescente
São os aparelhos mais comuns e geralmente os mais baratos. Têm resistências incandescentes protegidas por grades metálicas. O calor é irradiado para o ambiente. O ar é aquecido pela resistência e difundido para o exterior através de pequenos filamentos. Podem ter pés de apoio ou suporte para fixação na parede. Esses modelos, no entanto, não são indicados para quem tem criança ou animais de estimação, pois costumam ressecar bastante o ambiente.

irradiador

Aquecedor Cerâmico
Este tipo de aquecedor tem um material cerâmico que fica em volta da resistência e uma ventoinha que faz o ar circular. O aquecedor de ambiente cerâmico pode ser fixado na parede ou no teto e ainda possui um controle remoto para regular a temperatura desejada.

Aquecedor de ar cerâmico

Aquecedor a óleo
Apesar da denominação, esse tipo de aparelho também é elétrico. Ele funciona através de resistências que aquecem o óleo e este, por sua vez, circula pelo aparelho transferindo calor para o ambiente. Os aquecedores a óleo são grandes gastadores de energia e não aquecem tanto.

Aquecedor a Óleo

Aquecedor de gabinete ou termo-ventilador
Possui resistências incandescentes, protegidas em gabinetes fechados. O calor é espalhado pelo ambiente por meio de um ventilador. Bem parecido com ventiladores comuns que temos em casa. Além disso são bem leves e podem ser levados para qualquer ambiente da casa. Esses modelos têm tendência a deixar o ambiente seco e a serem barulhentos.

Aquecedor-termo ventilador ou gabinete

Aquecedor a gás
Existem também aparelhos aquecedores para grandes ambientes como por exemplo o aquecedor a gás. Esse tipo de aquecedor é pesado e grande, sendo necessário conectá-lo a um botijão de gás. São mais indicados para serem usados em restaurantes, estabelecimentos e em locais abertos com menos divisórias.

Aquecedor a gás

Aquecedor portátil deve ser usado com moderação
Esses produtos devem ser utilizados de uma maneira correta para não acarretar em problemas para a sua saúde. Os cuidados devem ser tomados por conta do ar seco que predomina no ambiente e se acarreta ainda mais com a utilização do aquecedor. Algumas doenças se proliferam com mais facilidade no frio como a gripe, otite, amigdalite e resfriado. Doenças essas que podem ser causadas tanto pelo ar gelado quanto por transferência do vírus. Com o aquecedor, fica mais propício de uma pessoa ser contagiada por bactérias oportunistas. Além dessas doenças, existem outras que se agravam, podendo até ter que ser internada no hospital. Caso esse da pneumonia, bronquite, rinite, sinusite e asma.

Aquecedores portáteis

Confira ainda: Como manter a casa aquecida no inverno? Saiba nossas dicas

Redação do Portal WebArCondicionado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

16 Ideias sobre "Aquecedores de ar: como funciona, dicas e modelos"