[ x ] Fechar

Aparelhos sujos substituem condicionadores de ar com defeito em escola de Porto Velho RO

  • 25 de março de 2013
  • 2 Comentários

Aparelhos sujos substituem condicionadores de ar com defeito em escola

Você considera estes aparelhos de ar-condicionado na imagem acima em ?boas condições de uso?? Pois foi o que a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) de Rondônia informou depois que esta imagem foi para o site do G1. De acordo com a estudante Gecirlândia Lima Pimentel, estes aparelhos substituiriam os condicionadores de ar da Escola Estadual Carmela Dutra, localizada em Porto Velho (RO). O órgão explica que os equipamentos enviados à escola se encontravam neste estado porque estava no almoxarifado da secretaria sem serem utilizados, mas que segundo a repartição, estão em boas condições de uso.

Entenda o problema

Na última sexta-feira (23) estes aparelhos e outras dezenas chegaram à escola, com o objetivo de ficarem no lugar dos antigos. Estes, segundo a aluna, não conseguiam refrigerar o ambiente de forma adequada: ?De noite a gente já sofre com o calor, imagina os alunos que estudam de dia, quando o calor é mais intenso??

Porém, os estudantes não imaginavam que os ?novos aparelhos? viriam neste estado: ?Pensamos que estavam substituindo os aparelhos velhos de outros setores, quando os professores informaram que estes eram os ?novos? ficamos indignados?, relata Gecirlândia. Após isso, a aluna tirou uma foto e enviou ao VC no G1, onde os leitores têm a possibilidade de relatar acontecimentos.

O que diz a Seduc

Escola Estadual Carmela DutraAtravés da assessoria de imprensa, a Secretaria Estadual de Educação disse que tais aparelhos fazem parte de uma medida emergencial que tem objetivo de atender a reclamação dos alunos e da direção da escola quanto ao sistema climatização atual usado nas salas de aula. E que agora, com a licitação, será possível adquirir novos aparelhos de ar-condicionado e então realizar a nova substituição. No entanto, a secretaria não pode fornecer um prazo para que a substituição aconteça.

Higiene é fundamental

Aparelhos de ar-condicionado como estes podem ser usados, desde que ocorra a limpeza, higienização e manutenção do equipamento. Caso o contrário, além de estarem sujeitos a passar calor, os alunos terão que suportar problemas relacionados à falta de higiene, como bactérias e microorganismos responsáveis por problemas pulmonares.

Por isso, o ideal é que antes de serem instalados, a Seduc contrate instaladores profissionais para realizar a manutenção e avaliação dos condicionadores de ar, visto que estavam guardados no almoxarifado. Isto evita a proliferação de contaminantes e está de acordo com a Portaria Nº 3.523, que estipula normas para se combater a Síndrome de Edifícios Doentes. Desta forma, a medida ?emergencial? do órgão poderá de fato contribuir e não será apenas mais um descaso com os estudantes.

Texto criado exclusivamente pelo setor de jornalismo do Portal Web Ar Condicionado. Com informações de VC no G1.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

2 Ideias sobre "Aparelhos sujos substituem condicionadores de ar com defeito em escola de Porto Velho RO"