[ x ] Fechar

Aparelhos de ar condicionado Wi-Fi favorecem redes de energia solar

  • 24 de março de 2015
  • Nenhum Comentário

A tecnologia WiFi aplicada aos aparelhos de ar condicionado para pré-aquecer ou resfriar residências através da internet abre espaço para ganhos não apenas em conforto, mas também tem promovido a eficiência energética e a economia.

Além de permitir que a unidade climatize o ambiente previamente através do simples toque na tela do smartphone em qualquer lugar ou momento, há outras vantagens nessa tecnologia.

Energia fotovoltaica
Vamos supor que o usuário que dispõe de uma rede fotovoltaica está fora de casa e a intensidade do sol aumenta. Desse modo, ele irá verificar a produção do seu sistema solar no site do fabricante ou através do monitoramento ao vivo via internet para ver também quanto de energia os outros sistemas fotovoltaicos estão produzindo perto da sua rede. Ele acaba percebendo que a saída é alta, portanto, irá usar um aplicativo de seu smartphone via WiFi, iniciando o processo de pré-aquecimento ou refrigeração, dependendo do clima atual.

Dentre as vantagens, além de ter um ambiente já climatizado quando chegar em casa, o usuário será favorecido também economicamente por ativar o sistema e ele trabalhar através da energia fotovoltaica.

Infelizmente a parcela que desfruta desse recurso ainda é pouco significativa, por isso que para aqueles que possuem essa tecnologia em casa, obter aparelhos com WiFi pode fazer toda diferença e até dar mais sentido à tecnologia de energia solar, já que ela será aliada ao uso do suporte sem fio.

Alternativas
Alguns passos poderiam auxiliar para uma aquisição maior e mais breve para atingir os usuários. O primeiro é fazer com que todos os fabricantes ofereçam Wi-Fi como padrão, já que infelizmente muitas companhias ainda não aderiram ao recurso.

O segundo é fazer com que as empresas e técnicos que instalam os aparelhos apresentem a seus clientes os benefícios do Wi-Fi, como as funções de temporizador, o valor do pré-aquecimento, arrefecimento e acesso remoto.

Uma maneira de contornar isso seria se os fabricantes investissem em explicar a melhor maneira de usar seu produto online, via YouTube ou nos próprios sites através de vídeos tutoriais.

Redação do Portal WebArCondicionado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *