[ x ] Fechar

Ambiente sem janelas: Como refrescar e melhorar a iluminação

  • 14 de setembro de 2015
  • Nenhum Comentário

Ambiente sem janelas: Como refrescar e melhorar a iluminaçãoA janela é uma das partes mais importantes de um ambiente, pois a entrada de luz natural, a circulação de ar e a ventilação dependem dela. Porém, nem todos os projetos de ambientes possuem janelas. As vezes em alguma construção ou reforma, mudando a estrutura da casa, ao reaproveitar alguma parede, um cômodo ou outro acaba ficando sem essa abertura.

Dependendo do ambiente, e para que finalidade ele será utilizado, não há grandes problemas em ficar sem janela, mas quando isso ocorre em um quarto ou sala, é preciso dar um jeito de driblar o incômodo causado pela falta de iluminação e ventilação.

Mesmo com um ventilador, fazer o ar circular onde não existe janelas é praticamente impossível. Tanto em ambientes comerciais, quanto em residenciais, só há duas alternativas, quebrar a parede e abrir uma janela, ou recorrer à equipamentos que ajudam a melhorar o clima interior.

Você tem um cômodo abafado e escuro por falta de uma janela? Não há possibilidade alguma de quebrar uma das paredes? Então vejas nossas dicas para ajudar a melhorar o conforto dentro desse ambiente.

A melhor opção é instalar um ar-condicionadoA melhor opção é instalar um ar-condicionado
Mesmo não sendo uma opção muito barata, instalar um condicionado de ar é a maneira mais adequada e simples de resolver o problema do ambiente sem janelas.

Além de refrescar ou aquecer o ambiente, o equipamento retira a umidade causada pela falta da incidência do sol.

Você também pode optar por um circulador de ar, caso Você também pode optar por um circulador de ar, caso o ar-condicionado não caiba no seu orçamentoo ar-condicionado não caiba no seu orçamento
Diferente do ventilador comum, que concentra todo o vento em uma única direção, o circulador de ar distribui o vento uniformemente, fazendo com que o ar circule por todo o ambiente. Claro que para refrescar o locar, um ventilador pode ser útil, porém, um circulador de ar é mais indicado para ambientes sem janelas.

As cores influenciam muito na iluminação
Para ajudar a clarear o ambiente use almofadas, fronhas, lençóis ou capas de sofá com cores claras. Tecidos com cores claras ajudam a refletir o calor ao invés de absorver.

Para as paredes, de preferência para o branco ou cores quentes, como amarelo, laranja ou vermelho claro. Para os móveis e objetos grandes também, o ideal é escolher cores quentes e vibrantes. E para contrastar, escolha algumas peças pequenas escuras, como mesinhas de canto, cabideiros ou molduras de quadro.

Utilize lâmpadas brancas ou de LED
Utilize lâmpadas brancas ou de LEDUtilize mais luzes do que nos outros ambientes, que possuem janelas. Coloque lâmpadas no teto e abajures, para que o cômodo não fique com aparência de caverna. As lâmpadas de LED ou brancas, além de serem as mais econômicas, dão a impressão de que a luz é natural e produzem menos calor.

Siga nossas dicas e aproveite melhor o seu ambiente sem janelas. Mas é importante lembrar que a ventilação é essencial para a saúde e higiene.

Redação do Portal WebArCondicionado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *