[ x ] Fechar

Alunos compram aparelhos de ar condicionado para escola, mas não podem usar

  • 05 de outubro de 2015
  • 4 Comentários

Alunos compram aparelhos de ar condicionado para escola, mas não podem usarOs alunos da Escola Estadual Monsenhor Gonçalves, de São José do Rio Preto/SP, fizeram um mutirão para comprar aparelhos de ar condicionado para as salas de aula. Conseguiram juntar R$ 50 mil, comparam 20 unidades e mesmo depois de instaladas, há dois anos, os estudantes ainda sofrem com o calor.

Instalação elétrica é o problema
Os equipamentos foram colocados nas salas de aulas, porém, nunca puderam ser ligados por falta de fiação elétrica. O calor, que muitas vezes ultrapassa os 35ºC, torna as aulas difíceis, como em outras escolas e cidades que já mencionamos aqui no blog, e segundo os alunos, tem dias (e noites) que permanecer na sala e prestar atenção no estudo é quase impossível.

O aluno Samuel Soares mediu a temperatura da sala de aula, no período da noite, com um termômetro que trouxe de casa. “Chegou a 38ºC no período da noite, não era à tarde nem de manhã”, relatou ele.

O motivo pelo qual os aparelhos não podem ser ligados, segundo a direção da escola, é que a instalação elétrica do prédio não suporta, é necessário trocar. E a reforma custaria cerca de R$ 60 mil.

Empasse sem prazo para acabar
A Diretoria Regional de Ensino de Rio Preto explicou que a compra dos aparelhos foi feita sem consulta prévia sobre a possibilidade de instalação à Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE), órgão responsável pela elaboração e vistoria das obras nas escolas. E diz ainda que cada uma das salas de aula da escola tem cinco ventiladores.

Já o conselheiro suplente da Apeoesp (Sindicato dos Professores), Paulo Henrique Napoli, diz que as reclamações por causa do calor são frequentes e que muitas salas nem têm ventiladores. “Não apenas prejudica o aluno e o professor como compromete a relação ensino/aprendizagem”.

Para os alunos, tão ruim quanto passar calor, é ver os aparelhos novinhos, comprados com o dinheiro que eles conseguiram arrecadar, parados.

Redação do Portal WebArCondicionado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 Ideias sobre "Alunos compram aparelhos de ar condicionado para escola, mas não podem usar"