[ x ] Fechar

Alerta: Aviários necessitam de fonte complementar de calor no inverno

  • 06 de agosto de 2015
  • Nenhum Comentário

Alerta: Aviários necessitam de fonte complementar de calor no invernoA produção de aves de corte requer maior atenção no período do inverno, principalmente nas regiões mais frias, como no Sul do país, onde as temperaturas podem baixar de 0º. O aviso foi da Embrapa Aves e Suínos (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), que alertou produtores quanto às condições dentro dos aviários.

Os aviários que possuem automação e climatização precisam de uma forma de complementar o calor. Até o 21º dia de vida das aves, elas devem ficar concentradas em 30% a 40% da área total do aviário. E a medida que elas forem crescendo, o espaço deve ser aumentado, para evitar que eles fiquem estressados. A concentração, de acordo com a Embrapa, pode ser feita com divisórias e forro de lona de plástico, e o acesso à comida e a água deve ser facilitado para os animais.

Onde há sistema de aquecimento com fornalha central alimentada a lenha, o produtor precisa acompanhar de perto, para que todas as aves tenham acesso ao calor. Para isso, é necessário que esse produtor tenha conhecimento de todo funcionamento, operação e manutenção da fornalha. Essas informações podem ser buscadas com os fabricantes.

Além disso, em todos os aviários é necessário que haja uma ventilação mínima, que pode ser obtida através de pequenos orifícios no forro.

Qual a temperatura ideal para as aves
Os aviários devem oferecer 35ºC no primeiro dia de vida das aves. Essa temperatura deve ir reduzindo aos poucos, até chegar aos 30ºC no sétimo dia de vida.  Do sétimo ao 14º dia, pode-se variar até 28ºC. Do 14º até o 21º dia, a temperatura pode ser reduzida até 26ºC, e depois do 21º dia, a temperatura deve ficar entre os 21ºC e 26ºC.

Segundo Paulo Sérgio Rosa, pesquisador da Embrapa Suínos e Aves, garantir o conforto térmico dos animais é essencial para o ganho de peso.  “Garantir temperaturas ideais de acordo com a idade dos frangos melhora o conforto, otimizando a conversão alimentar e o ganho de peso” explicou ele.

Redação do Portal WebArCondicionado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *