[ x ] Fechar

Alemanha paga os consumidores para utilizarem energia de fontes renováveis

  • 16 de maio de 2016
  • Nenhum Comentário

Alemanha paga os consumidores para utilizarem energia de fontes renováveisNa última semana a Alemanha bateu o recorde de produção de energia a partir de fontes renováveis. De acordo com a imprensa alemã, no domingo por volta das 13 horas, as centrais de energias solar, eólica, hídrica e de biomassa chegaram a gerar cerca de 55 GW dos 63GW consumidos, ou seja, cerca de 87%. Por esse motivo os preços da energia ficaram negativos durante várias horas e os consumidores foram pagos para consumir.

Por outro lado, os picos diários de consumo e os apagões das energias renováveis (quando não há sol nem vento), tornam necessário que haja sempre uma reserva, com centrais sempre prontas para entrarem em ação. E isso faz com que o custo da eletricidade aumente.

De acordo com o jornal Agora Energiewende, as energias renováveis representavam 33% da capacidade instalada até o ano passado, mas novas torres eólicas implantadas estão aumentando de forma significativa esse percentual. O objetivo é que o país atinja 100% de energias renováveis até 2050.

A Europa aposta em energias renováveis

Na Europa, a Alemanha é apenas um dos países que estão apostando todas as fichas nas energias renováveis. Os países nórdicos também estão apostando. Na Dinamarca, por exemplo, a geração de energia eólica, em alguns momentos é maior do que o consumo e por isso o país acaba tendo que exportar para a Alemanha, Noruega e Suécia.

Além deles, a Áustria já atingiu a meta de 100% de renováveis, porém as principais fontes são as barragens, solar e biomassa. E Portugal, que havia diminuído a produção nos últimos anos, agora se propôs a atingir 80% de renováveis até 2030.

Redação do Portal WebArCondicionado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *