[ x ] Fechar

Aeroporto venezuelano adota sistema de ozonização em aparelhos de AC

  • 13 de maio de 2014
  • Nenhum Comentário

Aeroporto Internacional Simón BolívarO Aeroporto Internacional Simón Bolívar localizado na cidade de Maiquetia, no estado de Vargas, na Venezuela, está adotando um sistema de ozonização em dutos de ar condicionado.  Com uma média de 30 mil passageiros por dia, o maior aeroporto do país será o primeiro da América do Sul e do Caribe a aderir este recurso, visando melhor qualidade do ar, que é cada vez mais recomendado pelos órgãos internacionais de Saúde e Meio Ambiente.

Tendo como propósito a desodorização e desinfecção do oxigênio, o projeto vai garantir a qualidade do ar no local, diminuindo o risco de infecções. Uma vez que devido ao elevado número de bactericidas, a purificação por meio do ozônio favorece a destruição de agentes patogênicos como vírus e bactérias.

Aplicação no Aeroporto
Realizado em parceria com o governo do Estado, a estrutura começou a ser instalada há uma semana na área de chegada do terminal internacional, um dos ambientes mais favoráveis à contaminação. Luis Gustavo Graterol Caraballo, diretor-geral do Aeroporto Simón Bolívar disse que “a instalação irá gerar um ambiente mais saudável para o usuário, com desodorização e saneamento, que deverá ultrapassar os padrões de normas de gestão ambiental constantes da Venezuela aeronáutica e recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS)”.

A instalação também será realizada no terminal doméstico e no prédio administrativo. Estima-se que o trabalho seja finalizado em oito semanas. Também é esperado que a ozonização seja implantada na área de bagagem através da injeção de ar comprimido para remover qualquer resíduo tóxico, umidade ou decomposição orgânica em malas e cargas.

Ozonização em ambientes
Aparelho de ozonização no Aeroporto Internacional Salgado FilhoO ozônio é muito importante para o nosso planeta, não apenas por ser a camada protetora da Terra, mas por oferecer inúmeros benefícios. Além de ser um dos maiores oxidantes naturais, ele também é um germicida muito potente, podendo ser usado na área da saúde, processos industriais, tratamento de águas, alimentos, gases, efluentes e também em clareamentos e branqueamentos.

Em 2013 foram instalados nos sanitários dos terminais 1 e 2 do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, um aparelho que também higieniza ar. Em uma proporção bem inferior ao do Aeroporto da Venezuela, o sistema da Capital gaúcha funciona através de um gerador de ozônio que é lançado no ambiente por um aplicador, evitando odores desagradáveis e a contaminação de passageiros.

A Ozonização é aconselhada para todos os ambientes com grande circulação de pessoas, principalmente na área da Saúde onde os cuidados com a higiene são intensos. Por isso, listamos abaixo as principais vantagens da higienização por ozônio.

Benefícios da ozonização:
*Reduz a contaminação por bactérias, vírus e fungos, prevenindo a infecção de pessoas;
*Elimina odores desagradáveis;
*Deixa o ambiente mais limpo;
*Não utiliza produtos químicos durante seu processo;
*Não provoca alergias.

Redação do Portal WebArCondicionado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *