[ x ] Fechar

Aeroporto Santos Dumont terá novo sistema de refrigeração

  • 13 de outubro de 2014
  • Nenhum Comentário

O Aeroporto Santos Dumont está em adaptação para receber o verão carioca. Com o objetivo de tornar a climatização agradável em seu interior, o ministro da Aviação Civil, Moreira Franco e o presidente da Infraero, Gustavo Vale, assinaram na última quinta-feira (9) o contrato das obras do novo sistema de refrigeração do aeroporto, localizado no Rio de Janeiro. As intervenções devem começar imediatamente e devem estar em funcionamento já no próximo verão.

O ministro reconheceu que o calor imposto aos passageiros é incômodo devido ao calor da cidade. “No verão impomos quase que um suplício aos passageiros. Este projeto (antigo), por força da natureza e do patrimônio arquitetônico, transforma a área numa verdadeira estufa”, disse Moreira Franco. Ele ainda lembrou que pelo fato de uma parte do terminal ser aberta é inviável que seja climatizada enquanto não houver a permissão para uma nova intervenção do local.

Entenda o projeto
Para reduzir a sensação de calor, há duas ações em andamento que vão aprimorar os processos de climatização da área: a aplicação de películas protetoras nos vidros da área de embarque e a reforma das torres de resfriamento. A instalação das películas, iniciada em setembro deste ano e com término previsto para dezembro, tem investimento de R$ 3,2 milhões. As películas especiais que estão em implantação oferecem uma redução do calor nos ambientes com transparência e baixa refletividade, gerando também um alto aproveitamento da luz natural.

A reforma das torres de refrigeração, avaliadas em R$ 242 mil, teve início em agosto deste ano e seu término deve acontecer até o final deste mês. Além disso, aparelhos de ar condicionado serão instalados visando aumentar a capacidade do sistema em 25% no prazo de até 90 dias. Todos esses fatores tornarão a climatização do terminal mais eficiente, proporcionando mais conforto aos passageiros.

Redação do Portal WebArCondicionado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *