[ x ] Fechar

ABRAVA emite alerta sobre utilização de fluidos refrigerantes inflamáveis

  • 20 de setembro de 2017
  • Nenhum Comentário

A Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento (ABRAVA) emitiu uma alerta ao mercado sobre a utilização de fluidos refrigerantes inflamáveis em equipamentos que não foram projetados para estes fluidos. Confira na íntegra.

“Este comunicado tem como objetivo alertar o mercado de HVAC-R sobre a utilização de fluidos refrigerantes inflamáveis (classificação de risco A2 e A3) em equipamentos que foram projetados para operar com fluidos não inflamáveis (classificação de risco A1).

A preocupação é em relação às boas práticas e normas de refrigeração de segurança, uma vez que existe risco de explosão e queimaduras, podendo gerar acidente para o usuário, ao profissional do setor e ao equipamento.

É importante ressaltar que os equipamentos são projetados para operação com uma determinada classe/tipo de fluido e qualquer alteração do projeto original deve-se consultar o fabricante do equipamento, checar a procedência dos fluidos refrigerantes.

Adicionalmente, para segurança e para seguimento de padrões globais, é importante utilizar fluidos classificados pela ASHRAE, que traz informações de flamabilidade e manuseio dos fluidos aprovados e regulamentados por esta instituição.

Os fabricantes listados abaixo não aprovam a utilização de fluidos refrigerantes inflamáveis em equipamentos que não foram projetados para operação com tal fluido e reforçam a necessidade de consulta antes de qualquer intervenção no equipamento. ”

O alerta é assinado pelo Presidente da ABRAVA, Arnaldo Basile, e o Presidente do Departamento Nacional do Meio Ambiente da ABRAVA, Renato Cesquini.

Redação do Portal WebArCondicionado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *