[ x ] Fechar

28 de abril – Dia Mundial da Saúde e Segurança no Trabalho

  • 28 de abril de 2016
  • Nenhum Comentário

Hoje o dia é para homenagear técnicos em segurança do trabalho, engenheiros e profissionais do setor, mas principalmente para alertar sobre a importância desse tema aos nossos instaladores. Na hora de instalar ou fazer a manutenção de um aparelho de ar condicionado, todo cuidado é pouco.

Já relatamos em nosso blog alguns casos de acidentes fatais que aconteceram com os profissionais técnicos, como uma descarga elétrica que levou um instalador à morte, por exemplo. Mas infelizmente esse não é um caso isolado. De acordo com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), anualmente, cerca de 270 milhões de trabalhadores são vítimas de acidentes de trabalho em todo o mundo.

No Brasil são 1,3 milhão de casos, que têm como principais causas o descumprimento de normas básicas de proteção aos trabalhadores e as más condições nos ambientes e processos de trabalho. Vale lembrar que acidente de trabalho é aquele que ocorre pelo exercício da atividade durante o expediente, no percurso do trabalhador para empresa ou na volta para casa.

Desse modo, por estarem em situações de risco, instaladores de ar-condicionado devem estar sempre conscientes sobre a segurança no trabalho, conforme a engenheira Cláudia Jakubowski contou em entrevista ao Portal WebArCondicionado.

Prevenção dos acidentes
Ao longo do tempo, um conjunto de medidas legislativas foram aplicadas para garantir proteção e direitos aos trabalhadores. Mas foi em 2011 que o Governo Federal lançou o Plano Nacional de Segurança e Saúde no Trabalho, com o objetivo de assegurar melhores condições no ambiente e nas relações de trabalho. O plano foi elaborado por uma Comissão formada por membros do governo e das centrais sindicais. Entre os objetivos do projeto estão a harmonização da legislação trabalhista, sanitária e previdenciária relacionadas à saúde e segurança do trabalho; a adoção de medidas especiais para atividades com alto risco de doença e acidentes (incluindo instalações de ar-condicionado na altura); e a criação de uma agenda integrada de estudos em saúde e segurança do trabalho.

História
A data é comemorada no dia 28 de abril pois nesse dia, no ano de 1969, uma explosão numa mina no estado norte-americano da Virginia matou 78 mineiros. Em 2003, a OIT instituiu a data como o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, em memória às vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho. Neste dia são celebrados eventos no mundo todo para a conscientização dos trabalhadores e empregadores quantos aos riscos de acidentes. A data foi instituída no Brasil pela Lei nº 11.121 de 2005.

Redação do Portal WebArCondicionado. Com informações de Central dos Sindicatos Brasileiros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *