Um levantamento divulgado pela Agência Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA), dos Estados Unidos, revelou que 2014 teve o mês de junho mais quente desde 1880, quando os registros de temperatura começaram a ser notificados. A temperatura média na superfície terrestre e nos oceanos chegou aos 16,22°C nesse período, ou seja, 0,72°C a mais que a média do século 20 durante esse mês.

O registro supera o último recorde de junho, atingido em 2010. “A maior parte do planeta enfrenta temperaturas mensais acima da média, com recordes de calor nas regiões do sudeste da Groenlândia, do norte da América do Sul e do Sudeste da Ásia”, declarou a NOAA em um comunicado. “Assim como em maio, as regiões das principais bacias oceânicas também tiveram recordes de calor”, acrescentou.

A agência ressaltou também que nove dos dez meses de junho mais quentes registrados aconteceram no século XXI. O último mês de junho abaixo da média aconteceu em 1976.

Aquecimento constante
Os dados apontam que esse foi o sétimo junho mais quente da história, considerando que a temperatura do oceano foi 0,64°C acima da média de 16,4°C, tornando junho de 2014 o mais quente desde que os números começaram a ser registrados.

Uma subida nas temperaturas globais nos primeiros seis meses do ano também foi constatada: as combinadas de terra e mar foram 0,67°C superiores à média de 13,5°C, sendo assim as terceiras mais altas para um primeiro semestre desde 1880.

Redação do Portal WebArCondicionado.
Compartilhar: