[ x ] Fechar

10 dicas para refrescar-se em casa sem o ar-condicionado

  • 26 de fevereiro de 2015
  • Nenhum Comentário

Durante o verão, nem sempre é possível ir para praia para refrescar-se ou ter acesso a um ar-condicionado. Por causa disso, ficar dentro de casa pode ser um desafio para quem não tem o aparelho, já que as altas temperaturas aliadas ao clima seco produzem incômodo e irritação. Apesar desse contratempo, nem tudo está perdido. Separamos algumas dicas para mostrar como é possível refrescar o ambiente através de ações simples. Confira:

1 – Travesseiro gelado
Durante duas horas, deixe um pequeno travesseiro no freezer para depois levá-lo diretamente para a cama. Lembre-se de revesti-lo com alguma capa sobre o colchão antes, para evitar que o lençol seja molhado.

2 – Ventilador
Coloque uma garrafa com água congelada em frente ao ventilador ligado. Isso irá fazer com o que o ar frio liberado pelo recipiente circule e se espalhe pelo cômodo. Para que o ar circule com mais facilidade, é aconselhável deixar o ventilador próximo à janela.

3 – Pulsos
Por 10 segundos, deixe água gelada cair diretamente nos seus pulsos. Por ser uma área sensível, a temperatura do corpo será reduzida mais rapidamente.

4- Frutas
As frutas são ótimas aliadas. Congele uma sacola com as melhores para a estação, como melancias, abacaxis, laranjas ou limões. Além de ser uma experiência saborosa, a sensação também será refrescante.

5 – Lâmpadas frias ou de LED
As lâmpadas incandescentes produzem mais calor e ajudam a abafar o ambiente, por isso prefira as brancas ou de LED, que além de serem econômicas, não liberam calor para o ambiente.

6 – Toalhas úmidas
Molhe toalhas com água fria e espalhe-as pelo ambiente, como nos encostos das cadeiras e nas portas dos armários, por exemplo. À medida que a água evaporar, o ambiente vai ficar mais úmido.

7 – Tecidos claros
Cubra os travesseiros com fronhas brancas, coloque capas de linho branco sobre sofás ou lençóis brancos sobre a cama e os móveis. Tecidos de cores claras refletirão o calor ao invés de absorvê-lo, e a textura macia causa uma impressão de frescor.

8 – Cortinas
Cortinas são aconselháveis, pois ajudam a bloquear parte da entrada da luz do sol e como consequência diminuem a sensação de calor. Mantenha-as ao menos parcialmente fechadas até o sol se por.

9 – Película na janela
Quem não tem cortina pode investir em película para as janelas, pois ela auxilia ao refletirem os raios solares, diminuindo sua entrada e deixando o ambiente mais isolado do calor.

10 – Janela abertas
Quando o sol baixar, é recomendado abrir todas as janelas para que o vento fresco entre e circule pela casa, mantendo-as abertas durante a noite. Ao amanhecer, não esqueça de fechá-las novamente.

Redação do Portal WebArCondicionado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *