03/07: Workshop Eficiência Energética, Construções Sustentáveis e Simulação em Porto AlegreA ASBRAV realizará em Porto Alegre um workshop para expor aplicações práticas de novos conceitos e ferramentas para a concepção e projeto de edifícios mais eficientes e sustentáveis.

O evento é destinado aos profissionais da construção civil ligados à concepção, projeto, construção e operação de edificações, tais como: arquitetos, engenheiros, consultores, incorporadores, construtores, instaladores, gestores de facilities e corretores.

Os participantes poderão identificar oportunidades e propor medidas para reduzir o consumo de energia, que serão avaliadas em simulações executadas pelos instrutores em tempo real e em conjunto.

Serão apresentados estudos de casos mostrando como a utilização desses novos conceitos e ferramentas possibilitou projetos brasileiros obterem grandes economias com pouco ou nenhum investimento adicional, sendo muitos deles certificados LEED. São eles os seguintes prédios: Colégio Israelita (Porto Alegre, RS), Edifício Administrativo da AMBEV (Viamão, RS), Carlos Gomes Corporate (Porto Alegre, RS) (LEED), Cadeia de Hotéis (Curitiba, PR e Porto Alegre, RS) (LEED), Sede da Receita Federal (Curitiba, PR) (LEED), Residencial LLUM (Curitiba, PR) (LEED) e Fábrica da Coca-Cola FEMSA (Maringá, PR) (LEED).

Conheça os instrutores
Guido Petinelli: Mestre em Arquitetura pela McGill University em Montreal, Canadá e especialista em Empreendedorismo pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) em Boston, EUA. É Membro Fundador do GBC Brasil e um dos primeiros profissionais brasileiros a obter a credencial LEED AP. Como Diretor de Desenvolvimento do WorldGBC foi responsável pela expansão da rede de GBCs na América do Norte e Sul, Europa, Norte da África e Oriente Médio.

Ricciano Liberali: Engenheiro Mecânico, LEED AP e Building Energy Modeling Professional (BEMP) pela ASHRAE. Pioneiro na introdução do sistema LEED no Rio Grande do Sul, foi o responsável pela certificação da Loja C&A em Porto Alegre. Ele é consultor LEED em mais de 40 projetos variando de residencial, uso misto, comercial, industrial, logística, hotelaria, varejo, educacional e de saúde.

Bruno Martinez: Engenheiro Mecânico, LEED AP, BEMP e Certified Measurement and Verification Professional pela EVO. Possui especialização em simulação de iluminação natural pela Universidade Harvard em Cambridge, EUA. Bruno é um engenheiro criativo e curioso, que pensa “outside-of the-box” e apaixonado por inovação e eficiência energética. Seu profundo conhecimento de sistemas de envoltória, ar condicionado e iluminação proporcionam o embasamento técnico necessário para o desenvolvimento de soluções integradas, eficientes e sustentáveis.

André Belloni: Engenheiro Eletricista, LEED GA e Lighting Certified pelo National Council on Qualifications for the Lighting Professions (NCQLP) dos Estados Unidos. Possui especialização em simulação de iluminação natural pela Universidade Harvard em Cambridge, EUA e MBA em Gestão de Projetos pelo SENAI.

Datas e horários
03 de julho das 14h às 22h
04 de julho das 09h às 18hs

Investimento
Investimento para associados ASBRAV: R$400,00
Investimento para demais interessados: R$500,00

Informações e inscrições
Local: Secretaria da ASBRAV
Endereço: Rua Arabutan, 324, Bairro Navegantes – Porto Alegre
Telefones: (51) 3342-2964 / 3342-946
E-mail: secretaria@asbrav.org.br

Obs: Não existem pré-requisitos para participar do Workshop e todo o material didático será fornecido ela organização do evento.

Redação do Portal WebArCondicionado.
Compartilhar: