[ x ] Fechar

03/03: Curso de psicrometria em Porto Alegre

  • 08 de fevereiro de 2017
  • Nenhum Comentário

A ASBRAV iniciará em março o “Projeto de Ar Condicionado”, onde serão ofertados seis cursos. O programa foi formatado para alunos ou graduados em Engenharia, preferencialmente Mecânica, Técnico ou Tecnólogo semelhante. Porém, esse não é um pré-requisito obrigatório, os demais interessados também poderão participar.

Os cursos serão ministrados pelo Engenheiro Paulo Otto Beyer e cada um será realizado em quatro encontros, sendo duas sextas-feiras e dois sábados.

Curso de Psicrometria

Fazem parte do programa do curso de psicrometria: Composição do Ar e Atmosfera Padrão, Parâmetros de Umidade, Propriedades Termodinâmicas do Ar Úmido na Saturação, Relações de Gás Perfeito para Ar Seco e Úmido, Entalpia e Volume Específico do Ar Úmido, Temperaturas de Bulbo Úmido Termodinâmico e Orvalho, Cálculos Numéricos das Propriedades do Ar Úmido, Cartas Psicrométricas.

Processos Psicrométricos de Aquecimento, Umidificação com Água Vaporizada e Evaporada, Desumidificação por Adsorção, Mistura de Fluxos de Ar, Resfriamento e Desumidificação sem e com Mistura de Ar, Reaquecimento, Ar Exterior Total e Controle de Umidade.  Bibliografia, Exercícios, Carta Psicrométrica

Datas e horários

Sextas-feiras: 3 e 17 de março das 18h às 22h

Sábados: 4 e 18 de março das 8h às 12h

Local

Sede ASBRAV em Porto Alegre

Endereço: Rua Arabutan, 324 – Bairro Navegantes – Porto Alegre / RS

Investimento

Associados ASBRAV e estudantes de graduação        450,00
Apoiadores                                                                    560,00
Demais interessados                                                     676,00

Sobre o Programa de Ar Condicionado

Próximos cursos:

2- Ventilação                                                 7, 8, 28 e 29/4

3- Carga Térmica                                          12, 13, 26 e 27/5

4- Difusores e Dutos                                     9, 10, 23 e 24/6

5- Ciclos de Refrigeração                              7, 8, 21 e 22/7

6- Equipamentos de Ar Condicionado          4, 5, 18 e 19/8

De acordo com a ASBRAV “O aluno pode fazer qualquer um dos cursos e receber o respectivo certificado. Mas além disso, é possível pleitear o certificado Projeto de Ar Condicionado, fazendo os seis cursos e um estágio, ou trabalhar em empresa de Ar Condicionado por no mínimo 300 horas, com um Tutor na empresa que tenha CREA ou CAU. Para receber o Certificado terá que cursar as disciplinas acima, passar em duas provas e apresentar um Projeto de Ar Condicionado desenvolvido por ele durante o estágio e com ART (ou equivalente no CAU) em seu nome, aprovado pelo Tutor e por representante do Curso”.

O projeto final será entregue até o dia 30 de novembro, e as provas serão realizadas nos dias 8 e 9 de dezembro. Caso o aluno não passe nas provas, será necessário fazer a recuperação em janeiro de 2018.

Redação do Portal WebArCondicionado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *